terça-feira, 1 de junho de 2010

Deu na Imprensa

Agentes de saúde e de endemias fazem ato público para cobrar melhorias da prefeitura

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do RN (Sindsaúde), Regional Mossoró, realiza hoje ato público em prol de melhorias trabalhistas. A concentração dos agentes de saúde e de endemias será na sede do Sindicado, às 9h, de onde os manifestantes seguem em caminhada pelas ruas da cidade.

A ação da categoria ocorre devido ao descumprimento do acordo firmado com a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) referente ao enquadramento dos trabalhadores da saúde no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Além disso, a classe reivindica o cumprimento do pagamento do auxílio-transporte em dinheiro. A mobilização também pretende cobrar em nível nacional o piso salarial dos agentes de saúde e de endemias.

Segundo o presidente do Sindsaúde/Regional Mossoró, João Morais, todos os servidores da saúde do município estão enquadrados no nível errado no PCCS, impossibilitando a obtenção do acréscimo de 3% no salário base. "Cada nível do PCCS é dividido por uma tabela de tempo de serviço. Por exemplo, têm agentes que há 10 anos estão exercendo a função e deveriam estar no nível 5. Entretanto, estão no primeiro nível recebendo o salário equivalente com pessoas com pouco tempo de trabalho, pois a cada mudança de nível o trabalhador recebe um acréscimo", explica João Morais.

Recentemente foi aprovado o projeto de lei de inclusão dos agentes de endemias do município no Plano de Cargos, Carreiras e Salários. No entanto, apesar de consentido o beneficio, os trabalhadores ainda estão recebendo um salário mínimo.

"Foi acordado com a prefeitura o pagamento do auxílio transporte em dinheiro. No entanto, a maior parte dos servidores não está recebendo. Além disso, faz muito tempo que os trabalhadores reivindicam a distribuição de protetor solar, para ambos os pedidos nenhuma justificativa do motivo dos atrasos foi informada", revela o presidente do Sindsaúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário