segunda-feira, 12 de março de 2012

Servidores Estaduais da Saúde

VAI COMEÇAR A CAMPANHA SALARIAL 2012: VAMOS À LUTA

Médicos e cirurgiões dentistas bucomaxilofacial tiveram uma importante vitória, em 2010, com o reajuste de 100% da Gratificação por Desempenho de Atividade de Alta Complexidade e sua incorporação ao salário-base em 2011, garantido em lei o pagamento de toda a remuneração na aposentadoria. É justo, pois os trabalhadores da saúde precisam ser bem remunerados.

O salário-base do nível superior representa 25% do salário-base dos médicos com 40 horas e 50% dos médicos com 20 horas. Dentre os trabalhadores do SUS, os salários dos servidores estaduais são os menores em relação aos de Natal e aos servidores dos hospitais universitários. Um técnico de enfermagem de hospital universitário, por exemplo, inicia sua carreira com R$ 1.821,00, o que correspondente a um servidor de nível superior com 24 anos de serviço no Estado.

Na campanha salarial de 2011, a diretoria estadual do Sindsaúde aprovou em assembleia a proposta de 7% de reajuste no salário-base, ou seja, apenas a inflação de 2010. Também propôs reajustar a jornada especial e a GAE. Estas propostas passaram longe de corrigir a desproporção salarial entre os servidores e de garantir em lei que a jornada especial e a GAE fossem pagas na aposentadoria. Os aposentados que hoje recebem estas gratificações podem ser surpreendidos com a suspensão por não ter amparo legal. Chegamos ao final de 2011 sem nem mesmo ganhar os 7%.

Além dos baixos salários, também amargamos a crise nas condições de trabalho nos hospitais, onde servidores tem de improvisar para atender aos pacientes, do álcool ao papel higiênico. Mesmo assim, não vemos a direção estadual se manifestar, continua omissa diante desta realidade.

Por isso, a Regional de Mossoró e a Oposição CSP-Conlutas defendem reajuste salarial, incorporação das gratificações ao salário base, isonomia entre os servidores e uma campanha contra as péssimas condições de trabalho já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário