sexta-feira, 2 de março de 2012

SUS deve ser 100% Estatal!

ATO PÚBLICO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE MOSSORÓ REÚNE APROVADOS EM CONCURSO

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do RN (Regional de Mossoró) realizou, na manhã desta sexta-feira (02), na Praça do Pax, um ato público contra a privatização do Hospital Materno-Infantil de Mossoró. O protesto reuniu cerca de 50 profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, aprovados nos concursos de 2008 e 2010, e que ainda aguardam convocação do governo do Estado. Entretanto, se depender das intenções da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), estes trabalhadores não preencherão suas vagas, já que o objetivo do governo é terceirizar o quadro de funcionários, entregando a administração e o gerenciamento dos recursos da unidade a uma organização privada, a Associação Marca. A manifestação desta sexta-feira foi apenas a primeira demonstração da força do sindicato e dos profissionais concursados para defender o serviço público.

Para o diretor do Sindsaúde de Mossoró, João Morais, a decisão do governo do Estado de terceirizar todo o quadro de funcionários do hospital é um desrespeito à Constituição e aos trabalhadores. “O governo Rosalba está rasgando a Constituição ao não chamar os aprovados no concurso. É um golpe nos trabalhadores. A Constituição é clara. Entrada no serviço público só através de concurso público. Essa privatização do hospital é uma afronta ao SUS. Só vai servir para explorar mais os trabalhadores e transferir dinheiro público para o setor privado.”, disse ele durante o protesto.

Revoltados com a não convocação, os aprovados no concurso compareceram ao ato público vestidos de preto, em sinal de luto. Na Praça do Pax, faixas exibiam frases contra a privatização do hospital e reforçavam o protesto. “Governadora, que papelão! Privatizar não é a solução!”, era a palavra de ordem cantada pelos manifestantes. A enfermeira Anne Itamara, uma das profissionais concursadas que aguardam a convocação, chamou de desrespeito a medida do governo. “Acho essa terceirização uma tristeza. Existem os profissionais concursados e o governo vira as costas. É um desrespeito. Estamos tendo que brigar por um direito nosso.”, desabafou.

A direção do Sindsaúde de Mossoró vai continuar mobilizando os trabalhadores para garantir que a justiça seja feita e o que governo convoque os concursados, interrompendo a privatização da saúde pública. “Para nós, o SUS deve ser público, gratuito, de qualidade e 100% estatal.”, defendeu João Morais.

Abaixo, veja fotos da manifestação.


Aprovados em concurso protestam contra terceirização

João Morais: "Rosalba está rasgando a Constituição."

Diretora do Sindsaúde Mossoró, a agente de endemias Ana Melo discursou em apoio aos concursados

Faixas contra a privatização na Praça do Pax

Wilson Farias, diretor do Sindsaúde Estadual, prestou solidariedade aos concursados

Profissionais compareceram ao protesto vestindo preto, em sinal de luto



Nenhum comentário:

Postar um comentário