segunda-feira, 2 de abril de 2012

Agentes de Saúde de Mossoró

APROVADOS EM CONCURSO AINDA NÃO FORAM CONVOCADOS

Em 2011, a Prefeitura de Mossoró realizou concurso público para os cargos de agentes comunitários de saúde. Foram abertas 38 vagas, uma para cada unidade de saúde do município. Entretanto, até o momento, nenhum aprovado no concurso foi convocado para assumir sua vaga, nem mesmo aqueles que passaram em primeiro lugar. A Prefeitura alega não poder convocar os concursados em função do Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Vai ter que chamar. Se fez o concurso por necessidade, se estava previsto no orçamento, então tem que chamar. Não pode dizer agora que não tem dinheiro.”, reclama José Francisco dos Santos, aprovado no concurso.

Ao todo, Mossoró possui algo em torno de 435 agentes comunitários de saúde, número insuficiente para atender a cidade. “Seria preciso, no mínimo, mais 150 agentes para melhorar o atendimento desse serviço de saúde para população. Assim, aumentaria a quantidade de visitas e a cobertura do trabalho.”, argumenta Nadjane da Silva, diretora do Sindsaúde de Mossoró.

Mas se depender da boa vontade da prefeita Fafá Rosado (DEM), isso não vai acontecer. O descaso da Prefeitura com a qualidade do serviço é grande, e a Lei de Responsabilidade Fiscal só piora as condições, já que impede melhorias no serviço público. “Eu investi muito, deixei um emprego e agora estou nessa situação.”, diz a aprovada Francisca Valéria.

O Sindsaúde de Mossoró vai reunir os aprovados e entrar na justiça com uma ação coletiva para garantir a convocação desses trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário