segunda-feira, 23 de abril de 2012

Há mais de 20 dias em greve...

SERVIDORES ESTADUAIS DA SAÚDE FAZEM PASSEATA PARA PRESSIONAR O GOVERNO

A Av. Salgado Filho, em Natal, começou a semana com uma rotina um pouco diferente. No sentido de quem segue para Parnamirim, o trânsito ficou lento na manhã desta segunda-feira 23, mas não era mais um congestionamento comum. Em greve desde o dia 2, os servidores estaduais da saúde realizaram uma passeata em protesto contra a falta de negociação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e fecharam uma das principais vias da cidade. Cerca de 200 trabalhadores saíram em caminhada do shopping Midway Mall em direção à Governadoria, no Centro Administrativo do Estado. O objetivo da manifestação era forçar o governo a receber uma comissão de servidores para retomar as negociações. A radicalização deu resultado. Após o protesto, uma audiência foi marcada ainda para a tarde desta segunda-feira.

Mesmo depois de mais de 20 dias de greve, a disposição de luta dos servidores não diminuiu. Durante a passeata, a irreverência e animação contagiaram os manifestantes e mostraram que a governadora não irá vencer ninguém pelo cansaço. "Servidor na rua, Rosalba a culpa é sua!", era uma das palavras de ordem mais cantadas. Sob um forte um sol, mas sem perder o bom humor, os trabalhadores ainda encontraram uma forma de parodiar a própria situação diante da intransigência do governo. "Rosa, Rosa, assim você nos mata! Ai, se a gente te pega. Ai, ai, se a gente te pega. Maldita, maldita! Assim você nos mata!", cantavam todos. O protesto também contou com caravanas vindas de Mossoró, Pau dos Ferros e Assu e ainda recebeu o apoio da população e dos motoristas, mesmo tendo paralisado o trânsito.

A pauta de reivindicações da categoria pede um reajuste de 15% (referente à inflação dos últimos dois anos), implantação de uma tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações, concurso público e melhores condições de trabalho para diminuir a superexploração dos servidores. Os profissionais de saúde ainda reivindicam o pagamento de plantões trabalhados entre agosto de 2010 e março de 2011 e a conclusão das reformas nos hospitais Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró.


Caminhada fechou a Av. Salgado Filho

Servidores da saúde estão em greve desde o dia 2

O diretor do Sindsaúde de Mossoró, João Morais

Trabalhadores pedem 15% de reajuste salarial

Cerca de 200 servidores participaram do protesto

Irreverência marcou protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário