A regional de Mossoró enviou uma caravana de mais de 60 (sessenta) servidores da saúde para votar a Comissão Eleitoral - primeiro passo do processo de eleições sindicais do Sindsaúde - RN. A assembleia contou com alta participação da base e do interior, refletindo a democracia conquistada na organização.
Inicialmente, a assembleia deu espaço para informes e moções de solidariedade. Houveram falas de solidariedade à greve dos bancários e aos docentes grevistas da UERN, que fazem a maior paralisação da história da instituição. Jussirene, da regional de Mossoró, destaca que a greve acabou mas o sindicato continua como instrumento de luta da categoria, sempre atuante e realizando denúncias públicas.
A vereadora pelo município de Natal, Amanda Gurgel (PSTU) saudou os servidores vindos do interior pela sua disposição, e destacou que a categoria da saúde é um orgulho para os movimentos sociais e dos trabalhadores no estado. Relembrou que esta crise que a saúde e os serviços públicos vivenciam não é nossa e que mesmo assim a conta é jogada nas costas dos trabalhadores, da juventude e do pobre. Terminou questionando porque o governo não começa a buscar solução para a crise cobrando dos maiores devedores do estado: os grandes empresários.
Antes da escolha dos nomes, os servidores questionaram e rediscutiram o método eleitoral mais apropriado - se por consenso, proporcionalidade ou eleição de chapas, conforme previsto no estatuto. Os servidores optaram pela eleição de chapas, e em seguida escolheram os nomes que darão início ao processo eleitoral no Sindsaude.
A assembleia aprovou quatro nomes que farão parte da comissão eleitoral. Todos dirigentes e ativistas de outras entidades, como permite o estatuto. Dois deles fazem parte da oposição do Sindicato dos Professores do RN (Sinte-RN) e compõem o Movimento Muda Sinte, Fernando Antônio e Wilson Silva. O terceiro membro é o Wanderson Pires, Presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do RN (Sindconam-RN), que após ser reintegrado pela terceira vez, continua sendo perseguido pela Coordenação do SAMU e pela empresa terceirizada JMT SERVIÇOS. O último nome é a Renata Pimenta, diretora do Sindicato dos Policiais Civis do RN ( Sinpol).
A eleição está prevista para os dias 14 e 15 de dezembro, e o edital respectivo será elaborado pela Comissão Eleitoral investida na Assembleia. Apenas sócios aptos poderão participar das eleições sindicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário