sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estado

Sindsaúde de Mossoró fará mobilização para cobrar mudança de nível dos servidores estaduais

No dia 1º de novembro, o Sindsaúde de Mossoró vai mobilizar os servidores do Estado para cobrar do governo a mudança de nível dos trabalhadores, que deveria ter sido feita neste mês de outubro. No dia, haverá um ato em frente ao Hospital Tarcísio Maia, às 9 horas.

A mudança de nível é uma de progressão horizontal que garante um reajuste de 3% no salário-base dos servidores da saúde por tempo de serviço, mediante avaliação de desempenho, e está prevista no Plano de Cargos.

O governo do RN insiste em dizer que não há recursos. Não é o que os recordes de arrecadação mostram. A arrecadação do ICMS do estado cresceu 14% no semestre, bem acima da média nacional, que foi de 10,6%.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nacional

Drama dos Guarani e Kaiowá expõe extermínio indígena no país

Indígenas ameaçados de despejo pela Justiça Federal estão encurralados entre pistoleiros e a omissão do Governo Federal

Ato em Brasília contra o genocídio da tribo.
Enquanto o país se distrai com o festival de mentiras e hipocrisia que domina o segundo turno das eleições municipais, uma verdadeira tragédia social ocorre com uma das comunidades mais visadas pela política de extermínio indígena, há décadas implementada no Brasil. Um grupo da tribo dos Guarani-Kaiowá, do município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, tem a sua existência ameaçada e grita por socorro.

Os 173 indígenas (50 homens, 50 mulheres e 73 crianças), acampados à margem do córrego Hovy desde agosto de 2011, enfrentam uma ordem de despejo da Justiça Federal de Naviraí (MS). Como se não bastasse isso, eles ainda sofrem com a miséria, as permanentes ameaças de pistoleiros a mando dos fazendeiros e o suicídio em massa provocado pelo abandono e a falta de perspectivas. Uma carta desesperada dos indígenas, encaminhada ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a parlamentares, expõe de forma dramática a situação a que estão submetidos os Guaranis-Kaiowás.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Parou no tempo!

NO HOSPITAL DE CARAÚBAS, RESULTADOS DE EXAMES AINDA SÃO DATILOGRAFADOS

O descaso do governo do Rio Grande do Norte com a saúde pública não para de surpreender a quem tem o mínimo de bom senso. A situação do laboratório do Hospital Regional de Caraúbas Dr. Aguinaldo Pereira da Silva chega a ser inacreditável de tão absurda. Nesta segunda-feira, dia 22, a direção do Sindsaúde de Mossoró visitou a unidade hospitalar e encontrou um cenário que só seria comum há 20 ou 30 anos. Ao invés de um computador, o laboratório possui uma máquina de datilografar. Para a surpresa de todos, até hoje os resultados dos exames são entregues datilografados aos pacientes.

Jurídico

Assessoria jurídica do Sindsaúde de Mossoró fará palestra sobre direito do trabalhador

No próximo dia 31, quarta-feira, o advogado do Sindsaúde de Mossoró, Josimar Nogueira, fará uma palestra sobre direito do trabalhador na sala de reuniões do Hospital Tarcísio Maia, às 15 horas. Todos os servidores estão convidados.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Direitos não se negociam!

Confira e divulgue vídeo contra o Acordo Coletivo Especial 

A CSP-Conlutas orienta a todas as suas entidades filiadas a divulgarem em seus veículos de comunicação o vídeo contra o Acordo Coletivo Especial (ACE). Esse material também servirá de apoio para os seminários que estão previstos para ocorrer nos estados.

Esse vídeo foi produzido pela CSP-Conlutas contra o Acordo Coletivo Especial (ACE), anteprojeto de lei proposto pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que prevê que o negociado prevaleça sobre o garantido na CLT, o que vai favorecer os acordos rebaixados. 

O vídeo faz um resgate dos ataques aos direitos trabalhistas desde a época do governo de Fernando Henrique Cardoso  e convoca todos os trabalhadores a combaterem mais essa tentativa de flexibilização da CLT. Direitos não se negociam, não ao ACE!

Nacional

Servidores federais lançarão campanha pela anulação da reforma da previdência aprovada sob compra de votos 

O julgamento dos envolvidos no chamado Mensalão trouxe novamente um tema de interesse público na política brasileira: as práticas vergonhosas de corrupção em torno da compra de votos de parlamentares para aprovação no Congresso Nacional de projetos de interesse do governo e de empresários. Uma verdadeira teia de práticas ilícitas com o dinheiro do povo brasileiro.

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou em suas considerações de votos que os atos parlamentares contaminados pela corrupção do Mensalão são passíveis de anulação.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Direitos

Sindsaúde de Mossoró envia caravana a Brasília para pressionar deputados a aprovarem Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias

O Sindsaúde de Mossoró enviou a Brasília nesta terça-feira, dia 16, uma caravana com dez agentes de saúde e de endemias. Coordenado pela diretora do sindicato na região, Antônia Géssia, o grupo de trabalhadores vai se juntar a outras caravanas a fim de pressionar os deputados federais para que aprovem o mais rápido possível o Piso Nacional dos Agentes, no valor de dois salários mínimos. A caravana do Sindsaúde de Mossoró permanece em Brasília até sexta-feira (19). Segundo o diretor da Conacs (Coordenação Nacional dos Agentes de Saúde), Damião Braz, a votação pode ocorrer a qualquer momento na Câmara. Por isso, a vigilância é necessária.

Deu na Imprensa

Câmara de vereadores debate destinação dos recursos do SUS no município de Mossoró

  

Fonte: Portal TCM

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vídeo

CAMPANHA DE FILIAÇÃO DO SINDSAÚDE DE MOSSORÓ. FIQUE FORTE! PROTEJA-SE! FILIE-SE A UM SINDICATO DE LUTA!

Nossa campanha de filiação tem como objetivo fortalecer o sindicato para defender nossos direitos. Fazemos um chamado a você, trabalhador (a) da saúde pública, para filiar-se ao Sindsaúde/RN - Regional de Mossoró e fazer parte do quadro de sócios de nossa entidade. Fique forte! Proteja-se! Filie-se a um sindicato de luta.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Corrupção

STF CONDENA JOSÉ DIRCEU 

Quem é o homem condenado por corrupção ativa no julgamento do mensalão e o seu significado para a esquerda?

José Dirceu
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesse dia 9 de outubro que José Dirceu é culpado por corrupção ativa no processo do mensalão. O voto do ministro Marco Aurélio selou o destino do ex-ministro da Casa Civil (2003 a 2005) no governo Lula. 

Além de José Dirceu, o ex-presidente do PT, José Genoíno, também foi condenado. Votaram pela absolvição de Dirceu até agora o ministro revisor do processo, Ricardo Lewandowski, cuja atuação está mais para a de um advogado do PT, assim como o ex-funcionário de Dirceu na Casa Civil, ministro Dias Toffoli, indicado por Dilma.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nacional

EDUCAÇÃO PÚBLICA: O RETRATO DO CAOS

Mas afinal, como chegamos a esse caos? De quem é a responsabilidade? É possível garantir uma educação pública de qualidade pra todos? 

O caos da educação pública brasileira é sentido pela maioria da população, especialmente entre os trabalhadores mais pobres. Poucos investimentos, nenhum interesse dos governantes, péssima remuneração dos professores. Esses são apenas alguns dos ingredientes de uma situação que perdura por décadas. Mas afinal, como chegamos a esse caos? De quem é a responsabilidade? É possível garantir uma educação pública de qualidade pra todos?