segunda-feira, 19 de junho de 2017

Falta de transporte do Hemocentro impede a realização de cirurgias eletivas

Geladeiras de sangue do Hemocentro estão vazias por falta de exames 

O problema não é a falta de doações, é a falta de transporte que impede a realização dos exames necessários


Alerta para a saúde pública de Mossoró e região: as doações de sangue do Hemocentro não estão podendo ser liberadas. A carência de condições de transporte está impedindo que o sangue doado seja encaminhado até o Hemonorte, em Natal, para a realização da sorologia – procedimento que verifica se o sangue está saudável e pode ser encaminhado para transfusão. A situação levou ao cancelamento de todas as cirurgias cardíacas eletivas bem como ao atraso dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais de Mossoró e região.

No presente caso, a falta de combustível dos carros do Hemocentro inviabiliza o transporte das amostras de sangue até Natal. O sangue não pode ser examinado, e portanto não pode ser liberado. Sem as condições de trabalho adequadas no Hemocentro, a saúde pública e também a privada sai prejudicada, pondo vidas humanas em risco.

Por estes e outros motivos, a saúde estadual estará entrando em greve no dia 30 (mesmo dia da Greve Geral contra as Reformas da Previdência e Trabalhista). O Sindsaúde Mossoró exige a regularização da prestação do serviço do Hemocentro, com o abastecimento dos seus veículos e a imediata transferência das amostras de sangue estocadas para a realização dos exames necessários no Hemonorte, em Natal - para que o sangue estocado possa ser liberado para a urgência/emergência e demais cirurgias eletivas.

Acesse aqui o Boletim do Sindsaúde Mossoró

O Sindsaúde Mossoró - a partir de sua assessoria de comunicação - visa pautar a temática da saúde pública sob a ótica da classe trabalhadora, para dialogar com profissionais da saúde e com a sociedade potiguar como um todo. Neste sentido, apresenta o Boletim de Balanço da Gestão, relembrando ''uma trajetória de lutas e conquistas.

Acesse aqui o Boletim do Sindsaúde - Regional de Mossoró:


quinta-feira, 15 de junho de 2017

Eleições regionais do Sindsaúde Mossoró vão ocorrer nos dias 5 e 6 de julho



Durante os dias 05 e 06 de julho, o Sindsaúde Mossoró estará realizando suas eleições para a nova direção regional referente ao triênio 2017-2020. Duas chapas estão concorrendo pela condução do sindicato. As servidoras e servidores da saúde já estão sentindo o clima de campanha no local de trabalho. Todos associados tem direito ao voto.

A CHAPA 1, intitulada “Sindicato Somos Nós, Nossa Força, Nossa Voz” é formada por
  1. João Morais (aux. de saúde no Hospital Tarcísio Maia);
  2. Jussirene Maria (téc. de enfermagem no Hemocentro); 
  3. Rita Alves (téc. de enfermagem no Hospital Tarcísio Maia);
  4. Polianna Oliveira (assistente social no Hsopital Regional de Assú); 
  5. Raimundo Leitão (téc. de Raio-X no Hospital Regional de Apodi);
  6. Luizão Nascimento (auxiliar de saúde no Hospital Rafael Fernandes);
  7. Regina Célia (Agente de Saúde na UBS Dr. José Holanda). 

A CHAPA 2, chamada “Sindicato Para Todos” é formada por:
  1. Aldiclesio Maia (téc. de enfermagem no Hospital Tarcísio Maia)
  2. Luzia Bessa (enfermeira no Hospital Tarcísio Maia)
  3. Francisca Etelvina (téc. de enfermagem no Hospital Regional de Apodi)
  4. Antônia Glória (téc. de enfermagem no Hospital Regional de Assú)
  5. Francisca Valdenir (Téc. de enfermagem e Assistente da Saúde no Hospital Regional de Caraúbas)
  6. Jaqueline Pereira (aux. de saúde bucal no Centro de Saúde de Janduís)
  7. Manoel Ribeiro (aux. de saúde no Hospital Tarcísio Maia).

Serão dezoito urnas ao todo - sendo seis fixas e as demais itinerantes - espalhadas nos hospitais públicos, unidades básicas de saúde, e locais de trabalho com maior número de associados ao sindicato. Além disso, várias urnas móveis viajarão por dezenas de municípios da II URSAP.

Trabalhadora e trabalhador associado ao Sindsaúde de Mossoró e região, não deixe de participar! Nos dias 05 e 06 de julho, mostre sua voz e participe deste importante evento da nossa democracia sindical.


Prestação de contas do Sindsaúde Mossoró de 2016 disponível para consulta



Um sindicato democrático é aquele que é controlado de perto pela base. Isto inclui, além da realização de assembleias, que a direção forneça acesso de todos os dados referentes às contas do sindicato, para que as trabalhadoras e trabalhadores saibam para onde está indo o dinheiro descontado todo mês em seu salário. A prestação de contas sempre foi pública, e disponível para quem quiser em nossa sede própria. Para avançar ainda na transparência e na democracia, estamos disponibilizando para consulta on-line toda a Prestação de Contas referente ao ano de 2016.

 Acesse a Prestação de Contas do Sindsaúde Mossoró de 2016 aqui:






terça-feira, 13 de junho de 2017

Servidores ameaçados de exoneração conquistam permanência em seus cargos


Na manhã da segunda-feira 12/06, uma audiência na Justiça pôs fim ao drama dos mais de trezentos servidores da saúde que ingressaram sub judice após o concurso de 2010, e que estavam sob ameaça de exoneração. Esta é uma grande vitória de todas servidoras e servidores da saúde pública do RN. A exoneração destes servidores, em um momento que os profissionais já sofrem sobrecarga de trabalho, instauraria um caos ainda maior na saúde pública do Estado.

 O Sindsaúde Mossoró assumiu a batalha contra a ameaça de exoneração destes servidores enquanto uma luta em defesa da saúde pública do nosso Estado – e neste sentido colocou toda sua estrutura em defesa destes servidores. Encarregou-se dos processos judiciais, inseriu o tema no debate público, e ofereceu a infraestrutura necessária para as diversas viagens realizadas nesta luta (como para a recepção do governador em Apodi e as várias reuniões em Natal).

Devemos comemorar o resultado favorável aos profissionais ameaçados e à toda saúde pública do Rio Grande do Norte. E reconhecer a importância da organização dos trabalhadores junto sindicato: um instrumento de luta forjado por todos nós, que organiza as trabalhadoras e trabalhadores para mostrar que juntos, temos força, temos vez e temos voz.
João Morais, diretor regional do Sindsaúde Mossoró,participa de audiência com servidores exoneráveis em Natal-RN

Jussirene, diretora regional do Sindsaúde, reúne-se com Robinson Faria em Apodi para negociar saída para exoneráveis